quinta-feira, 3 de agosto de 2017

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992  em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Criada em 1991 como um órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a WABA é uma organização não governamental constituída por uma rede mundial de indivíduos e organizações empenhadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças, independente de raça, credo ou nacionalidade.



Até 1998, a SMAM no Brasil foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No ano seguinte, a coordenação passou ao Ministério da Saúde, que continuo a realizar as campanhas em parceria com a SBP.

Dez anos depois, o MS publicou a Portaria nº 2.394, de 7 de outubro de 2009, instituindo as comemorações da Semana Mundial da Amamentação no Brasil entre 1 e 7 de agosto, ou seja, de acordo com o calendário internacional. A portaria delegou ainda a coordenação da SMAM à Coordenação- Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, e oficializou a parceria do MS com a SBP.

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País. A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.


Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/514-sas-raiz/dapes/saude-da-crianca-e-aleitamento-materno/l2-saude-da-crianca-e-aleitamento-materno/10378-primeira-infancia